Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Definição da metodologia utilizada para o projeto

O que é o PMBOK?


O PMBOK ou Project Management Body of Knowledge é  um conjunto de práticas em gerência de projetos levantado pelo Project Management Institute (PMI) e constituem a base da metodologia de gerência de projetos do PMI. Estas práticas são compiladas na forma de um guia, chamado de Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, ou Guia PMBOK.

Segundo o próprio PMBOK, "o principal objetivo do Guia é identificar o subconjunto do Conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos que é amplamente reconhecido como boa prática. “Identificar” significa fornecer uma visão geral, e não uma descrição completa. “Amplamente reconhecido” significa que o conhecimento e as práticas descritas são aplicáveis à maioria dos projetos na maior parte do tempo, e que existe um consenso geral em relação ao seu valor e sua utilidade. “Boa prática” significa que existe acordo geral de que a aplicação correta dessas habilidades, ferramentas e técnicas podem aumentar as chances de sucesso em uma ampla série de projetos diferentes. Uma boa prática não significa que o conhecimento descrito deverá ser sempre aplicado uniformemente em todos os projetos; a equipe de gerenciamento de projetos é responsável por determinar o que é adequado para um projeto específico."  [PMI 2008].

No semestre passado apresentamos um seminário sobre as boas práticas de gerenciamento de projetos utilizando o guia PMBOK.
Por este motivo decidimos desenvolver nosso projeto utilizando o conjunto de conhecimentos de gerenciamento de projetos contidos no PMBOK.

Nenhum comentário:

Postar um comentário